Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /home/u915629269/domains/ineogerpel.com.br/public_html/wp-content/themes/gerpel/template-parts/single/laboratorio.php on line 14

Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /home/u915629269/domains/ineogerpel.com.br/public_html/wp-content/themes/gerpel/template-parts/single/laboratorio.php on line 16

O laboratório de Ictioplâncton do INEO/GERPEL desenvolve estudos e presta serviços sobre as diferentes fases de desenvolvimento inicial (ovos, larvas e juvenis) de peixes nos diferentes corpos hídricos do país.

Os resultados obtidos possibilitam determinar formas de manejo que visam à preservação de habitats prioritários para a manutenção das espécies de peixes. 

Entre as análises realizadas estão:

– Distribuição espacial e temporal do ictioplâncton;

– Identificação e descrição de ovos, larvas e juvenis;

– Identificação de locais e períodos de reprodução;

Dando sequência, após as coletas, as amostras passam por um processo de triagem (separação) e identificação até o menor nível taxonômico possível.

O laboratório de Ictioplâncton possui uma coleção de ovos, larvas e juvenis de várias regiões do país, a qual dá base ao desenvolvimento de pesquisas de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Além disso, prestamos consultoria à comunidade externa nas diferentes bacias hidrográficas brasileiras.

Todos os trabalhos desenvolvidos em nossos laboratórios são divulgados na forma de artigos científicos, comunicações em congressos, teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso e relatórios técnicos.

Amostragem de Ictioplâncton

As amostragens são realizadas basicamente de quatro formas:

i) Sistema de arrasto contínuo ou pontual, na subsuperfície, com auxílio de redes de plâncton do tipo cônico-cilíndricas de malha 0,500 mm e fluxômetro (Flowmeter) acoplado à boca para a obtenção do volume de água filtrada;

ii) Sistema estacionário, na subsuperfície e fundo, com auxílio de redes de plâncton do tipo cônico-cilíndricas de malha 0,500 mm e fluxômetro (Flowmeter) acoplado à boca para a obtenção do volume de água filtrada;

iii) Sistema de cerco (recrutamento), na região litorânea de reservatórios, com auxílio de redes de arrasto com malha 5,00 mm e comprimentos variados;iv) Sistema de visualização, na região litorânea de reservatórios em ambientes estruturados (paliteiros, capim, macrófitas), com auxílio de peneirão e puçás  com malha 0,500 mm.

Deseja fazer uma análise?

Entre em contato conosco clicando no link abaixo

Entre em contato