O Laboratório de Zooplâncton de água doce desenvolve informações limnológicas voltadas para o uso sustentável dos ecossistemas aquáticos continentais.

Nosso trabalho é realizado por meio de estudos de composição, estrutura, distribuição e abundância do zooplâncton, com ênfase em levantamento e monitoramento realizados em rios, lagoas e reservatório artificiais.

O objetivo é a avaliação e interpretação do papel que os seus cumprem nos processos biológicos do ecossistema aquático, bem como os efeitos que os fatores ambientais e antrópicos têm sobre esta comunidade. 

Importância ecológica desses organismos:

– Atuam como link entre os níveis de energia;

– Alimentam-se dos produtores primários;

– Servem de alimento para níveis tróficos superiores;

– Auxiliam na regeneração de meios aquáticos e no transporte de nutrientes;

– Podem ser utilizados como bioindicador.

Dessa forma, eles são vitais para o equilíbrio da vida aquática. Além disso, o zooplâncton também pode ser usado como um bioindicador, pois é constituído por seres que respondem rapidamente às mudanças ambientais. Em face dessa propriedade e analisando a comunidade, é possível observar como alterações no meio estudado afetam determinadas espécies.


Amostragem de zooplâncton

As amostragens de zooplâncton são realizadas através da filtragem do corpo hídrico, com auxílio de rede de plâncton cônica.

Após a amostragem, o material coletado é acondicionado em frascos devidamente etiquetados e fixados em solução de formol neutralizado.

No laboratório os organismos são identificados em seu menor nível taxonômico possível.

Por fim, O setor de zooplâncton segue os padrões estabelecidos pela norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 e NIT DICLA-057, além de utilizar metodologias reconhecidas internacionalmente fornecendo resultados assertivos e confiáveis, quanto a amostragem e análise.

Deseja fazer uma análise?

Entre em contato conosco clicando no link abaixo

Entre em contato

Escopo de Acreditação